Plano Museológico do MUVIe

__________________________________

 

O Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas na FURG - MUVIe define-se como uma unidade museológica permanente, aberta ao público, tutelada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através do Instituto de Ciências Biológicas, tendo por missão a valorização dos testemunhos do Ensino das Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil.  Preservando e comunicando às pessoas da região Sul e aos visitantes em geral, a história e o espírito criativo daqueles que aqui desenvolveram o estudo das Ciências Fisiológicas.

O MUVIe trata-se de um museu de âmbito territorial regional e de carácter misto, que procura, através do cruzamento de pontos de vista emergentes dos campos temáticos ciência e arte, proporcionar aos estudantes e aos que nos visitam uma memória viva e atuante em ciências fisiológicas, principalmente através de exposições permanentes e temporárias, itinerantes e virtuais.

Os campos temáticos correspondem a um diversificado patrimônio cultural de interesse científico, artístico, documental e histórico relacionado ao ensino de ciências fisiológicas na Universidade Federal do Rio Grande. Com um acervo de caráter científico, artístico, documental e histórico, o patrimônio museológico que constitui a base das exposições do MUVIe divide-se, fundamentalmente, em quatro grandes coleções. As quais estão inventariadas em diferentes categorias: equipamentos científicos, documentos, fotografias e livros.

O Serviço Educativo do MUVIe é desenvolvido de maneira virtual e presencial. Sendo o Serviço Educativo Virtual constituído de objetos virtuais de aprendizagem disponibilizados no site do museu, como por exemplo entrevistas e roteiros de aulas práticas, e o Serviço Educativo Presencial composto de mediadores e educadores que aplicarão atividades, jogos, cds interativos, entre outros junto às exposições itinerantes. Além de proporcionar material didático a professores do ensino fundamental, médio e superior. Deste modo, quer refletir sobre o ensino das ciências fisiológicas ao longo da história, de modo a contribuir para o ensino atual da matéria e seus meios didáticos pedagógicos. O Serviço Educativo quer tornar o Museu um lugar de experiência: das realidades, do lugar e de nós próprios – promovendo a troca de conhecimento e o diálogo intercultural.

Públicos: estudantes universitários e professores das áreas de saúde e das ciências biológicas. Além de professores do ensino fundamental e médio e seus estudantes.

Atividades: visitas nas escolas, oficinas, cursos e conferências, encontros, as quais são atividades regulares do MUVIe. Concebidos, de um modo geral, a partir de temas relacionados com o acervo, nas suas vertentes científica, artística, histórica e documental estes cursos e encontros são um prolongamento do que o Projeto Educativo pode realizar ao longo dos anos em consonância com a política de Educação Patrimonial vigente.

O MUVIe  está organizado em torno de sua exposição permanente: O Fisiógrafo. Em simultâneo com as exposições permanentes, o Museu apresenta um programa de exposições temporárias e itinerantes vocacionado para a divulgação de seu acervo científico e artístico, bem como roteiros de aulas praticas do passado que utilizavam este acervo.

O Grupo de Amigos do MUVIe, presidido pela coordenadora do projeto Profa. Dra. Carla Amorim Neves Gonçalves é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que se rege por estatutos próprios e cujos objetivos principais são os seguintes:
• Contribuir para a divulgação e enriquecimento do Museu;

• Constituir um elo entre o museu e o seu público;

• Relacionar-se e trocar experiências com organizações congéneres, nacionais e estrangeiras;

• Promover a valorização cultural dos seus associados através de encontros, conferências, visitas e viagens, bem como manifestações sociais para angariação de fundos e atribuição de prêmios.

        

O presente Plano Museológico foi realizado em 2011, com base na legislação internacional vigente, com o intuito de desenvolver um planejamento contemporâneo que auxilie na preservação e comunicação do acervo que dá origem ao MUVIe. Este planejamento derivou a partir do trabalho voluntário da Mestre em Museologia e Museografia Xênia Juliano Fidalgo Velloso, com a contribuição do Especialista em Patrimônio Histórico Daniel Rodrigues Duarte Teixeira Corrêa, colaboradores a quem o MUVIe deve muito pelo apoio no seu processo de construção.