topo

 icone-pdf telecharger

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIA NA ÁGUA

Introdução: O íon de amônia resulta da mineralização do nitrogênio. O nitrogênio ligado organicamente nos restos de comida e nos excrementos é transformado pelas bactérias que separam albumina, sendo libertado sob a forma de ions inorgânicos de amônio NH4+ e amoníaco NH3-. O amônio é muito perigoso na medida em que afeta severamente o processo respiratório. Penetra facilmente nas células, fazendo subir o pH e bloqueando as funções vitais.

Objetivos: Determinar a concentração total de amônia na água Na quantificação da amônia total, será utilizado um eletrodo de amônia.

O pH das amostras de água é aumentado, utilizando uma solução ISA (5 M de NaOH, 0,5 M de EDTA dissódico e 1% de indicador de pH). Os passos a serem seguidos são:

1.Fixar a leitura do aparelho à -10 mV, utilizando 50 ml de água, na qual foi adicionado 1 ml de solução ISA. A leitura deve ser realizada sob agitação constante, com o becker tapado.

2.Realizar a reta padrão, uma por cada salinidade ensaiada. A 50 ml da mesma água utilizada nos ensaios, adicionar distintas quantidades de soluções padrão de amônia, segundo o detalhado na tabela:

Concentração final Quantidade de água

Quantidade de solução padrão

Quantidade de solução ISA

10 -5 M 50 ml

1 ml de uma solução de 10-3 M de amonia

1ml
10-4 M 50 ml

50 µl de uma solução 0,1 M de amônia

1ml
10-3 M 50 ml

0,5 ml de uma solução de 0,1 M de amônia

1ml
10-2 M 50 ml

5 ml de uma solução de 0,1 de amônia

1ml

3. A 50 ml de amostra de água utilizada nos ensaios com os animais, adicionar 1 ml de solução ISA e registrar a diferença de potencial (Em mV) IMPORTANTE: A solução ISA é extremamente cáustica. Manipular com cuidado e não despejar pela pia.