topo

 

PNEUMOGRAFIA NO HOMEM

INTRODUÇÃO

A ventilação pulmonar consiste na inspiração e expiração. A inspiração promove a entrada de ar nos pulmões, e dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna em relação à externa, forçando o ar a entrar nos pulmões. A expiração promove a saída de ar dos pulmões, e dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.

1. OBJETIVO: Verificar o ritmo respiratório humano e os efeitos de fatores que interferem no ritmo normal.

2. MATERIAIS:

A) Material biológico:

- Humano.

B) Equipamento:

- Pneumógrafo com válvula de Verdin (1);

- Quimógrafo (1, 2);

- Tambor de Marey (3.1 e 3.2);

- Copo com água.

1- Pneumógrafo com válvula de Verdin

1.Pneumógrafo com válvula de Verdin

2- Quimógrafo

2.Quimógrafo

3-1

3.1.Tambor de Marey

 

3. PROCEDIMENTOS

Coloque o pneumógrafo ao redor do tórax do aluno na região supradiafragmática (se for feminino, o pneumógrafo deverá ser colocado na parte superior do tórax ).

3.1. RITMO NORMAL DA RESPIRAÇÃO. Fazer um registro da respiração normal em posição sentada por 15 seg. OBS.: O aluno deverá respirar normalmente. Observar o gráfico e indicar as fases da respiração no gráfico.

3.2. FATORES QUE INTERFEREM NO RITMO RESPIRATÓRIO.

Fazer registro do ritmo respiratório nas seguintes posições: deitado, sentado e de pé (seguindo essa ordem), por um minuto em cada posição. Repetir a experiência com outros componentes do grupo e comparar os resultados. Observar o gráfico e comparar as freqüências.

3.3. INIBIÇÃO DA RESPIRAÇÃO.

Fazer um traçado da respiração normal durante 15 seg. Após, o aluno deverá beber um copo com água sem parar, continuando o traçado por 15 seg. Observar o gráfico e indicar as fases da respiração no gráfico.

3.4. EFEITO DO EXERCÍCIO SOBRE A RESPIRAÇÃO. Fazer um traçado da respiração normal durante 15 seg. Desconectar o pneumógrafo do quimógrafo. O aluno deverá correr com o pneumógrafo no tórax durante 2 minutos, fora do laboratório. Conectar o pneumógrafo e registrar logo após o exercício, o ritmo respiratório por 15 seg. na posição sentado. Comparar o ritmo respiratório e contar a frequência antes e após o exercício.