topo

 icone-pdf telecharger

REFELEXOS DE EQUILIBRIO

INTRODUÇÃO:

O aparelho vestibular é o órgão que detecta as sensações de equilíbrio. É composto por um sistema de tubos e câmaras ósseas o labirinto ósseo e, dentro deste, há um sistema de tubos e câmaras membranosas chamado de labirinto membranoso. É composto pela cóclea, três canais semicirculares e duas câmaras conhecidas como sáculo e utrículo. Os canais semicirculares, bem como o sáculo e utrículo são partes integrantes do mecanismo do equilíbrio.

OBJETIVOS:

Esta aula tem como objetivos: Estudo das seguintes propriedades do sistema de equilíbrio:

Sistema Vestibular: anatomia do labirinto; órgãos otolíticos; canais semicirculares; função; transdução e células sensoriais.

-Vias aferentes - eferentes.

-Adaptação - Habituação.

-Percepção vertical, movimento linear e rotatório.

-Movimento dos olhos.

- Papel vestibular no controle da postura:

     Reflexos somáticos de orientação.

     Reflexos visuais de orientação.

Lesões vestibulares.

Estudo das seguintes reações reflexas:

-Reflexo patelar.

-Reflexo aquileu.

-Reflexo plantar (reflexo de Babinski).

MATERIAL E MÉTODOS

1a Etapa: Sistema vestibular de cobaia.

Material Biológico:

-Cobaia.

-Reagentes e Equipamentos:

-Seringas descartáveis (3 ml). Xilocaína (2 %).

Procedimentos:

Injeta-se 2 ml de xilocaína no ouvido interno da cobaia, para a obtenção de nistagmo ocular e nistagmo de cabeça. Observar que nesta situação a cobaia tende a mover os olhos e pender a cabeça na direção do ouvido anestesiado.

Resultados: Qual o efeito do anestésico no ouvido da cobaia? Como este efeito é interpretado pelos receptores dos canais semicirculares?

2a Etapa: Ações Reflexas no Homem.

Material Biológico:

Homem.

Reagentes e Equipamentos:

-Assento rotatório.

-Venda para os olhos.

-Martelo neurológico. (1)

1-Martelo-reflexo

1.Martelo neurológico.

 

Procedimentos:

1ª Etapa: Reflexos de Equilíbrio.

Colocar o colega no assento rotatório (não deixando o colega encostar os pés no chão). Procure que o colega fixe os olhos em um ponto. Gira-lo, não permitindo que ele mexa com a cabeça. 

Colocar a venda nos olhos de um colega e fazer ele caminhar no corredor sem e com apoio. Como é o comportamento do colega ao ser guiado e ao ser deixado sozinho?

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:

A) Qual o efeito do anestésico no ouvido do cobaio? Comparando com o cobaio que recebeu o anestésico com seu controle, quais as diferenças?Por quê?

B) O que você observou nos olhos do colega? Explique. C) Qual a diferença entre a marcha cega sem apoio e com apoio? Por que e explique.

CONCLUSÕES .