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SISTEMA SENSORIAL

1.Introdução:

A maioria das atividades do sistema nervoso é iniciada pela experiência sensorial que emana dos receptores sensoriais, quer sejam visuais, auditivos, táteis ou de outros tipos de receptores. A experiência sensorial pode causar uma reação imediata, ou sua memória pode ser armazenada no cérebro por minutos, semanas ou anos, vindo posteriormente auxiliar na emissão de respostas aos mesmos estímulos. A porção somática do sistema sensorial transmite as informações sensoriais dos receptores vindas de todas as partes do corpo. Estas informações entram no sistema nervoso via nervos periféricos e são conduzidas para áreas sensoriais múltiplas na medula espinhal, na substância reticular da ponte, bulbo e do mesencéfalo, no cerebelo, no tálamo e nas áreas somestésicas do córtex cerebral.

2.Objetivo:

Estudar os receptores periféricos e suas propriedades.

3. Materiais Equipamentos:

Material Biológico:

-Agulhas hipodérmicas (1, abaixo; 2; 3)

-Algodão Bacias (2)

-Beckers pequenos (2; 3)

-Canetas de cores diferentes

-Compasso (2; 3)

-Bandeja

-Pêlo Excitador de U. Frey (1, acima 2; 3; 4.1 e 4.2)

-Régua (2; 3)

-Relógio com ponteiro marcando os segundos

-Termômetro (2;3)

1- Pêlo de U

1- Pêlo de U.Frey e agulha hipodérmica

2- Aula sistema sensorial

2- Aula sistema sensorial

2b- Aula sistema sensorial

2b- Aula sistema sensorial

3- Aula sistema sensorial

3- Aula sistema sensorial

4.1-Pêlo de U

4.1-Pêlo de U.Frey

 

Material Biológico:

-Humano

Reagentes e Soluções:

-Água quente à 50 oC

-Água quente à 10 oC

-Álcool etílico

-Gelo Gelo triturado

Procedimentos:

1a. Etapa:

-Carimbar o colega no dorso da mão, na lateral do dedo indicador e na parte ventral do antebraço.

-Tomar 2 agulhas e mergulha-las por 5 minutos, uma em água a 50°C, e a outra em gelo triturado.

-Sem que o colega veja, pesquisar em algumas das zonas carimbadas os pontos sensíveis ao calor e ao frio.

-A cada estímulo pergunte ao colega qual sensação ele sentiu.

Obs.: Cuidar para que não fique nenhuma gota de água na ponta da agulha para não mascarar o resultado do experimento.

2a. Etapa:

-Colocar em uma bacia água a 50°C e em outra água a 10°C.

-Introduza o dedo indicador na água quente por 15 segundos ou o quanto resistir. Espere um pouco e introduza a mão inteira.

-Em qual experimento a sensação foi menos suportável? Introduza um dedo durante 15 segundos e após a mão inteira por outros 15 segundos, na bacia com água quente.

-Com a outra mão, na mesma bacia, introduza primeiro a mão inteira e depois o dedo, 15 segundos cada.

-Alternando a introdução do dedo e da mão, o que foi possível constatar?

-Repetir o experimento com a bacia com água fria.

-Compare as sensações que experimentou nos dois testes.

3a. Etapa:

-Preparar uma bacia com água a 10°C, outra com água a 50°C e bandeja com água a 33°C.

-Colocar simultaneamente uma das mão em água a 50°C e a outra mão na água a 10°C, durante 2 segundos.

-Após colocar ambas as mãos na bandeja com água a 33°C. Qual a sensação sentida em cada mão nas três temperaturas testadas?

4a. Etapa:

-Preparar um tubo de ensaio com gelo triturado, e outro água a 50°C.

-Aplicar sobre a fronte o tubo de ensaio com gelo durante 15 segundos.

-Anote o tempo de persistência da sensação de frio após a retirada do tubo.

-Repita o experimento deixando o tubo de ensaio com gelo durante um minuto.

-Anote novamente o tempo de persistência da sensação de frio após a retirada do tubo.

-Refaça o experimento com o mesmo colega, porém utilizando o tubo de ensaio com água a 50°C.

5a. Etapa:

-Colocar água quente (temperatura superior a 60°C) em dois beckers.

-Encoste um becker nos lábios e no outro introduza um dedo, simultaneamente.

-Em qual teste foi mais difícil resistir à temperatura?

6a. Etapa:

-Experimento com o pelo excitador de U. Frey (este pode ser construído colando um única cerda de pincel na extremidade de um palito de madeira).

-Explore o dorso da mão e a parte ventral do antebraço em busca de pontos de pressão, tato, frio ou qualquer outra sensação.

-Quais as sensações encontradas?

7a. Etapa:

-Assinale com uma caneta um ponto no dorso da mão do colega, sem que este o veja.

-A cada estímulo pergunte ao colega o que ele sentiu.

-Como foram as tentativas do colega? Próximas ou distantes?

-Repita o teste assinalando o ponto com mais pressão.

-Discuta os resultados.

8a. Etapa:

-Escreva com o dedo na testa do colega de olhos fechados, as letras b ou d, bem como, p ou q (ambas as letras devem ser minúsculas e "em forma").

-Qual a letra que o colega conseguiu identificar?

9a. Etapa:

-Com um compasso, com aberturas diferentes, pesquisar na lingua, dorso da mão, ponta do nariz, antebraço, nuca e face, a distância mínima em que o colega percebe claramente dois pontos estimulado.

-É necessário que as duas pontas do compasso sejam tocadas sobre o colega simultaneamente.

-Assinale os resultados na seguinte tabela, com um X quando o colega perceber os dois pontos, com uma + quando perceber apenas um ponto e 0 quando não houver percepção.

 

Lingua 5 cm 3 cm 2 cm 1 cm 0,5 cm
Dorso da mão
Ponta do nariz
Antebraço
Nuca
Face

 

Observação: A partir da 2a. Etapa,utilize a seguinte tabela par quantificar as sensações do colega, em cada experimento.

 

SENSAÇÕES SIMBOLOGIA

Morno Frio

Quente Muito Frio

Muito quente Frio congelante

Sensação Insuportável

Análise dos Resultados:

Após a realização de todos os testes os alunos devem confrontar seus achados para reconhecer as variações de respostas possíveis entre os outros colegas de classe.

Discussão e Conclusões:

Após confrontar os resultados tentar explicá-los com base nos conceitos vistos durante as aulas teóricas.