Projeto MUVIe

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Projeto Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas na FURG

 

Em 11 de março de 1966 foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Medicina pelo Conselho Federal de Educação e dentre os departamentos que a integravam na sua época da criação já se encontrava o Departamento de Ciências Fisiológicas (Meirelles, 2004). O ensino da matéria Fisiologia na FURG remonta a esta época. Deste período restam inúmeros manuais e roteiros de aulas práticas de Biofísica e Fisiologia, datilografados, obtidos de inúmeras Universidades americanas, inglesas e canadenses como a Universidade de Miami, Universidade do Arkansas, o University College of London, Universidade de Toronto, entre outras. Desde sua origem o Ensino Prático contou com instrumentais para o aprendizado buscando tornar os acadêmicos conhecedores das leis que regem as funções vitais e profissionais capazes de promover a saúde e tratar as doenças da população. Algumas aulas práticas daquela época estudavam, por exemplo, os Mecanismos de Controle da Pressão Arterial e a Produção de Urina em Cães, e mais recentemente as Adaptações ao Mergulho em Tartarugas. Outros animais como rãs, coelhos, camundongos e cobaias eram utilizados em diferentes atividades práticas.

Estas aulas práticas foram inicialmente realizadas nas instalações do Hospital Santa Casa de Rio Grande, como pode ser observado na figura 1 onde aparecem estudantes, ilustres benfeitores da instituição à época e o Prof. Pery Riet Corrêa, um dos pioneiros da matéria Fisiologia (Meirelles, 2004). Vários docentes atuaram nesta matéria, que expandiu o ensino teórico-prático da Fisiologia Humana e Animal para a pesquisa em Ciências Fisiológicas. As Ciências Fisiológicas fazem parte hoje do Instituto de Ciências Biológicas, apresentando grande produção intelectual em Ensino, Pesquisa e Extensão e havendo criado o Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada, em 1999.

Ao longo destas cinco décadas, o ensino prático das ciências fisiológicas, manteve algumas características, práticas e investigativas, especialmente nos cursos da área da saúde, ao mesmo tempo em que se adaptou a novas realidades, como a redução no número de animais utilizados e a substituição de antigas práticas por metodologias alternativas, como o uso de filmes e simuladores computacionais, especialmente nos cursos da área das ciências biológicas.

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Figura 1. Retirada de Meirelles (2004), obra de Francisco das Neves Alves (Org.):
Fundação Universidade Federal do Rio Grande: 35 anos a serviço da comunidade.
 

Este foi o processo estimulador para a criação em 2009 do projeto Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas na FURG. Este projeto desde então tem sido apoiado pela FURG através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Instituto de Ciências Biológicas. Atua em parceria com o Núcleo de Memória da FURG Engenheiro Francisco Martins Bastos (Museu-NUME). Recebeu apoio do Edital Pró-Cultura 2009 (PROEXC-FURG) e foi aprovado pelo Edital PROEXT-2013.

 

            Objetivos do MUVIe:

Este projeto tem por objetivo geral fazer o registro histórico das práticas de ciências fisiológicas até então realizadas, descrevendo a evolução destas e documentando-as através de fotografia e da criação de um Museu Virtual. Este espaço de memória servirá ainda como uma plataforma de ensino prático de ciências fisiológicas, com propostas de novas metodologias, e promoção do Ensino e da História das Ciências Fisiológicas na FURG.

Objetivos Específicos:

  • Construir um Museu Virtual com imagens de equipamentos, aulas, professores e técnicos que atuaram e atuam nas ciências fisiológicas da FURG;
  • Informar sobre conceitos de ciências fisiológicas que foram e ainda podem ser praticados seja por aulas clássicas seja por metodologias alternativas;
  • Divulgar ao público específico das áreas Biológicas e da Saúde um pouco da história destas matérias e sua evolução dentro da Instituição;
  • Servir de espaço para reflexão sobre o novo Ensino de Ciências Fisiológicas;
  • Servir de instrumento para a Educação Patrimonial.
 

WILSON AUGUSTO DOS SANTOS

Foi professor Titular do Departamento de Ciências Fisiológicas. Tinha graduação em Medicina.

 

VILMA NEVES CORREA

Possui ensino médio completo e atua como auxiliar de laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (FURG).

 

VILTA CONCEIÇÃO

Atuou como Técnica de Laboratório no setor de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas.

 

THAIS MARTINS LOPES

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É doutoranda em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Fisiologia , com ênfase em Fisiologia celular. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cobre, Mesodesma, toxicidade. Atualmente atua como técnica do biotério aquático do Instituto de Ciências Biológicas (FURG).