História das Ciências Fisiológicas
____________________________________
No mesmo ano em que foi autorizado seu funcionamento (Faculdade de Medicina, 1966), foram iniciadas as aulas da primeira turma de Medicina, coincidindo com a inauguração do prédio do então Hospital de Ensino - hoje Hospital Universitário - aos fundos da ACSCRG, no então pavilhão de isolamento desse hospital. Os departamentos que integravam a Faculdade de Medicina na época de sua criação eram: Ciências Fisiológicas; Ciências Morfológicas; Ciências Psicológicas; Cirurgia; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Interna; Medicina Preventiva; Microbiologia e Parasitologia; Moléstias Infecciosas e Parasitárias; Patologia; Pediatria e Puericultura" (May Pereira, 1969).
Em 18 de Dezembro de 1972, a Universidade implementou uma profunda mudança estrutural, com a extinção das faculdades e a promoção de um novo modelo acadêmico. A reestruturação organizacional rompeu com a tradição e com os condicionamentos das antigas faculdades, permitindo a adoção de novos procedimentos administrativos, formação de novos núcleos de poder e a construção de um novo espaço universitário. Foi implantado o sistema de Centros de Ensino e Pesquisa (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) e de Departamentos de Ensino e Pesquisa (Ciências Fisiológicas, Ciências Morfo-Biológicas, Ciências Psicológicas, Cirurgia, Materno-Infantil, Medicina Interna, Medicina Preventiva e Patologia). A Reforma Universitária efetiva pela Universidade atendia aos objetivos da política educacional do Governo. Destacava-se o binômio ensino-pesquisa.
Na Universidade ela é encarada como a função específica, voltada para a busca de conhecimentos e técnicas, e com recurso de educação destinada ao cultivo de atitude científica indispensável a uma formação de grau superior: falamos da pesquisa (Dias, 1973).
Texto retirado do livro "Fundação Universidade Federal do Rio Grande: 35 anos a serviço da comunidade", pág. 122 e 127.
O Muvie tem como objetivo contar a história do ensino das ciências fisiológicas na FURG por meio do registro de entrevistas com professores e técnicos da universidade, ativos ou aposentados, onde estes possam deixar seu testemunho das experiências vividas na FURG ao longo da construção desta universidade.
Abaixo links:
Como foi a chegada na FURG - FARMACOLOGIA
Como foi a chegada na FURG - FISIOLOGIA
Como foi a chegada na FURG - BIOFÍSICA
Como foi a chegada na FURG - BIOQUÍMICA
Como eram as aulas práticas do passado e como são atualmente?
Como eram as aulas práticas do passado e como são atualmente? - FARMACOLOGIA
Como eram as aulas práticas do passado e como são atualmente? - FISIOLOGIA
Como eram as aulas práticas do passado e como são atualmente? - BIOFÍSICA
Como eram as aulas práticas do passado e como são atualmente? - BIOQUÍMICA