topo

 icone-pdf telecharger

CONSUMO DE OXIGÊNIO EM ANIMAIS TERRESTRES

Introdução: A produção de energia em um organismo depende de um aporte contínuo de oxigênio. A maneira e a velocidade de obtenção de oxigênio está limitada por características anatômicas e fisiológicas dos órgãos respiratórios e dos pigmentos transportadores. O consumo de oxigênio também está relacionado com a taxa metabólica que, por sua vez, está relacionada com a utilização das diferentes reservas energéticas do organismo, como o glicogênio e os triglicerídios. A partir desses fatos podemos relacionar o consumo de oxigênio e a taxa metabólica em diversos animais.

Objetivos: Avaliar o consumo de oxigênio e a taxa metabólica em diferentes grupos de animais.

 

Material biológico: Material procedimental:

PARTE A – Brachyura de respiração aérea

- Absorvente de CO2

PARTE B – Pequena rã ou camundongo

- Respirômetro de Krogh (1-desenho do Euclydes)

 

2 copy

  

Procedimentos:

1.Monte o respirômetro.

2.Deixe o animal adaptar-se ao frasco com o aparelho aberto. O animal deve ser colocado na câmara que contém o absorvente de CO2 e a seringa (câmara respiratória)

3.Fechar o aparelho

4.Marcar o nível do líquido no manômetro (2) e a posição do êmbolo na seringa

5.O CO2 expirado pelo animal e absorvido e o O2 consumido leva a uma diminuição do volume do frasco deslocando o líquido do manômetro em direção a câmara respiratória. Restabelece-se o nível do líquido equilibrando a pressão com a seringa, o que deve ser feito para a parte A, 20 minutos após o animal ter sido fechado na câmara e para a parte B 5 minutos após. A diferença de leitura na graduação da seringa indica o volume de oxigênio consumido no intervalo de tempo determinado. Fazer três leituras consecutivas.
 
6.É importante que o animal seja pesado após ser retirado da câmara respiratória. Calcule o consumo de oxigênio total por hora (ml 02/h) e o consumo por grama de peso do animal por hora (ml 02/g/h). Compare seus resultados com os demais grupos. Com base na bibliografia defina “metabolismo basal”, “metabolismo standart”, “metabolismo ativo” e “metabolismo de rotina”.

7.Não esqueça de registrar a temperatura.